Quarto Encontro

RELATO DO QUARTO ENCONTRO

 

RELATORES: Cristina e Osvaldo

 

DATA: 11/06/12


ANÁLISE DA VIABILIDADE DE LONGO PRAZO

 

O dia começou a 1000 por hora, com uma dinâmica promovida pelos Membros da Equipe do Social, onde cada Membro sorteou um Companheiro para dizer o que sente quando encontra esta Pessoa, mas principalmente para destacar as características positivas do Mesmo.


Esta dinâmica tem como objetivos, além da interação entre os Membros do Grupo, também mostrar o que cada Companheiro percebeu do outro ao longo dos dias de relacionamento. Durante a realização da dinâmica podemos perceber a atenção de todos na apresentação e principalmente daquele que estava sendo apresentado, pois serviu para atentarmos para nossos comportamentos, visto que estamos sempre sendo analisados.


Os relatores do encontro anterior Murilo e Piva fizeram uns relatos fantásticos, conseguindo retratar fielmente o que ocorreu no último encontro.


Na sequência, nosso Mestre Célio fez revisão do Sistema Econômico, Fluxo Circular da Renda, tema tratado no último encontro, por solicitação dos relatores.


Seguindo ainda o sistema de diagnóstico, foi esclarecida pelo Mestre Célio a definição de juros, sendo “Aluguel do capital por um determinado período”.


Neste início ainda foi tratado de Mercado Perfeito, onde o lucro tende a zero e Mercado Imperfeito. Pesquisando podemos encontrar a seguinte definição: De forma direta, mercado imperfeito é todo aquele em que um dos "players" (ou conjunto de "players") consegue de alguma forma manipular os preços a seu favor, maximizando assim seus lucros em detrimento da livre concorrência.


Nosso Mestre Célio, dando uma de Matemático, nos relembrou que todo número elevado a zero é um e fizemos na sequência exercícios sobre juros e taxas de juros.


Para relembrar, vejamos exemplo dos exercícios:

 

Vejamos esta fórmula:

 

VF=VP x (1+i)n, onde:

 

VF= Valor Futuro

VP= Valor Presente

i= Porcentagem em números decimais

n= Período.


Exercício:


Um Produtor emprestou de um Banco a quantia de R$ 12.500,00 com juro de 1% am. Qual valor que este Produtor irá devolver ao Banco ao final de 8 meses?


VF= 12,500,00 x (1+0,01)8

VF= 12,500,00 x (1,01)8

VF= 12,500,00 x 1,0828

VF= 13,335,00


Da mesma forma, poderemos calcular os Valores Presentes, baseados no Valor Futuro.

 

Vejamos a formula:

 

        VF

VP= ----------, onde:

       (1+i)n

 

VP= Valor Presente

i= Porcentagem em números decimais

n= Período

Exercício:

Um Herdeiro irá receber uma herança de R$ 18,000,00 somente em 31/12/12.

Quanto o Mesmo receberia se quisesse receber em 31/06/12, sabendo-se que a taxa de juros praticados seria de 1% am?

        18,000,00

VP= ---------------

        (1+0,01)6

 

        18,000,00

VP= ---------------

        (1,01)6

 

      18,000,00

VP= ----------------

       1,0615

 

VP= 16.957,14

 

Célio nos orientou a fazer todos estes cálculos utilizando o computador através do programa Excel e a calculadora, o que nos facilita em muito, porém enfatizou que é necessário saber a metodologia para se chegar aos resultados.

Fomos orientados a montar um FLUXO DE RECEITAS LÍQUIDAS DE UMA EMPRESA RURAL, fazendo-se umas Análises Econômicas, chegando-se a uma TIR (Taxa Interna de Retorno) de 2,34%.

Célio frisou que o critério para saber a viabilidade econômica de longo prazo da Empresa é o de que o VPL (Valor Presente Líquido) >0. Um VPL positivo indica que a Empresa está sendo remunerada.

Fomos divididos em Grupos de Trabalho com o propósito de responder as seguintes perguntas:

1 – Onde estou com meu projeto?

2 – Quais as dificuldades

3 – Como resolvi tais dificuldades?

4 – Como posso contribuir para o grupo maior?

As respostas dos grupos foram bastante diversificadas, destacando-se as dificuldades de encontrar tempo para fazer os levantamentos, dificuldades para fazer as classificações pedológicas dos solos, pluviometria, valor das máquinas, equipamentos, lavouras perenes, animais, terra nua, etc. Muitos Companheiros estão utilizando o Google e GPS para efetuar parte dos levantamentos.


Foi sugerido que entremos em contato com Órgãos Governamentais através da Internet para conseguirmos as informações referentes aos valores das terras, pluviometria, dentre outras.


O Grupo escolheu a denominação SUPERAÇÃO para identificar esta Turma.


Na participação final da Equipe social foi oportunizado aos Membros do Grupo de manifestar seus sentimentos com relação ao dia, respondendo a três indagações, quais sejam:


Que bom, Que pena e Que tal?


O objetivo foi que os Membros do Grupo destaquem e critiquem o que ocorreu e dêem sugestões para melhorar de uma forma muito inteligente.


Nas diversas respostas, podemos destacar que o Grupo gostou muito das partes práticas do curso, a oportunidade de conviver com Pessoas com perfis diferentes, criticaram as conversas paralelas e ainda sugeriram que no próximo encontro viéssemos vestidos de Caipiras e trouxéssemos comidas típicas, o que foi acatado pelo Grupo.


Para finalizar rezamos a Oração que Cristo nos ensinou, dando em seguida o nosso grito de guerra.


Um ótimo dia a todos nós e que DEUS DERRAME SUAS BENÇÃO SOBRE TODOS NÓS E NOSSAS FAMÍLIAS.

 

 

 

Cristina e Osvaldo